segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Dia Nacional dos Surdos"



Na última segunda (26), foi promovida, na Matriz São Paulo, uma comemoração ao Dia Nacional dos Surdos. As pessoas com deficiência auditiva ainda enfrentam diversos problemas na sociedade atual e são necessárias iniciativas para melhorar sua qualidade de vida e participação na sociedade, seja no mercado de trabalho ou nas diversas áreas sociais.


“Os surdos têm enfrentado dificuldades no mundo atual. Tem muita coisa ainda pra melhorar, na família e sociedade. Temos que festejar o dia deles, mostrar que são importantes e reforçar para os ouvintes a necessidade de conhecimento da língua deles, já que é mais fácil adequarmos à língua deles do que eles à nossa”, explica Juliana Rodrigues Amaral, 26 anos, formada em Normal Superior e desde 2007 especializando-se em Inclusão Social (libras).


Ela desenvolve desde maio em Muriaé um trabalho com os surdos e ouvintes, fornecendo cursos voluntários toda terça-feira na escola Desembargador Canêdo (DECA) e toda quinta-feira na Matriz São Paulo.


Marília Gomes de Assis, intérprete de libras há 6 anos, trabalha no DECA com surdos integrados na sala regular, 6° e 8° ano, e concorda com as dificuldades, mas acredita que já houveram avanços. “Hoje eles têm mais facilidade que antes. As oportunidades são maiores. A limitação deles é só quanto à falta de entendimento da língua, mas eles têm tanta capacidade quanto qualquer pessoa”, afirma.




http://folhadosudeste.com/?p=4691





Nenhum comentário:

Postar um comentário